quinta-feira, 20 de maio de 2010

PENSANDO EM SER PSICOLOGO


È estamos quase terminando o semestre, logo vem as provas, eu não acredito que estou prestes a concluir um semestre de um curso universitário, ontem na aula da professora Maria Helena foi nos perguntado o que é necessário para sermos psicólogos. Ética foi a primeira coisa que me veio na cabeça, as outras definições foram determinação, amor ou paixão, conhecimento, paciência, empatia, entre outras. Mas uma coisa eu acho que é essencial é uma boa formação acadêmica, e isso tivemos a sorte de estar em uma boa escola e ter ótimos professores. A árvore da Psicologia como nos foi dito e a professora nos fez pensar e responder é constituída em sua raiz pela história de sua criação como ciência derivada de outra ciência, o tronco tendo sua seiva os grandes precursores dela e a casca o ensino e os galhos maiores as ideias bases como Psicanálise, comportamental, social e humanista. Acho muito cedo e não penso nisso agora pois me conheço bem e sei que posso mudar de idéia em escolher uma metodologia a seguir. A psicanálise clássica me estiga porque é mais profunda na subjetividade do ser, mas também estou gostando de explicações mais comportamentalistas, da pra perceber que não estou preparado para pensar nisso agora, mas o que eu quero como psicólogo eu sei e é essa minha meta. Não entrei nesse curso visando poder economico, status ou coisa do tipo, não tenho essa preocupação, quero realmente fazer algo que ajude as pessoas a enfrentarem dificuldades, tenho um grande interesse nas questões sociais, ajudar realmente a pessoas a melhorarem, sou obstinado por desafios e por isso não quero nada fácil. Acho que como psicólogo poderei também encontrar métodos que irão se não solucionar pelo menos melhorar as condições de pessoas com problemas com álcool e drogas, presidiários, pessoas com problemas de relacionamentos e etc. Talvez isso venha de um certo inconformismo em ver que superei muitas coisas na vida e não acho justo que eu as tenha superado e outros não, então quero ensinar os indivíduos a superarem também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário